
O Renault Kwid 2023 chegou ao mercado com proposta de ser o primeiro carro novo de muita gente.
Visto também com frequência em frotas de locadoras, o pequenino francês é um dos poucos players de um segmento em crise.
Com preços a partir de R$ 59.890, o Kwid 2023 adotou o visual do K-ZE na China, assim como do Kwid indiano.
O modelo foca na vocação urbana para manter sua posição no mercado, porém, agora com mais ênfase em conectividade, segurança e eficiência energética.
Tendo conjunto ótico com LED, rodas de liga leve aro 14 polegadas pela primeira vez, padronagem interna refeita e multimídia com tela de 8 polegadas, o Kwid 2023 teve uma boa atualização.
A isso somou-se também um painel digital, comando satélite para mídia, Start&Stop, sensor de pressão dos pneus e motor mais potente, o Renault Kwid 2023 agora ruma em direção à próxima geração ou atualização…
Renault Kwid 2023 – Impressões visuais
No evento de lançamento, fizemos um test drive do pequenino francês. Antes, contudo, demos uma olhada no Kwid 2023.
O visual do modelo, apesar da tendência de separação do conjunto ótico, ficou interessante.
Os novos faróis parecem bons em sua proposta de iluminação, o que só veremos de fato na Avaliação NA.
Já o para-choque impressiona pelo avanço do spoiler frontal, bem como as linhas mais modernas.
As rodas de liga leve também são apresentáveis, mas os pneus 165/70 R14 focam na economia e não exatamente no conforto ao dirigir.
Na traseira, as luzes continuam simples, tendo apenas um filete de LED para marcar a mudança.
Por dentro, o Kwid 2023 continua extremamente simples, com comandos dos vidros no painel e dos retrovisores no lado esquerdo do mesmo.
Logo de cara, os bancos com nova padronagem chamam atenção pelo tom de cor verde, enquanto a direção esconde parcialmente o comando de mídia de Logan e Sandero.
Isso ajuda muito durante a condução. Já a multimídia ficou muito prática com Android Auto e CarPlay, score para economia e recomendação de manutenção.
O dispositivo tem ainda câmera de ré. Além disso, o desenho do Kwid no console é outro destaque, assim como o porta-luvas com grande tampa e bom espaço interno, iluminado.
O espaço lateral é bem pequeno, assim como a distância entre os bancos dianteiros e o traseiro, apertando quem vai ali. No bagageiro, contudo, o espaço de 290 litros é de hatch compacto bem maior.
Renault Kwid 2023 – Impressões ao dirigir
O Renault Kwid 2023 tem uma boa proposta urbana. Com direção elétrica leve, o diminuto hatch tem uma boa saída com seu motor 1.0 SCe, que agora tem 68 cavalos na gasolina e 71 cavalos no etanol.
Com torque de 9,4 kgfm na gasolina e 10 kgfm no etanol, o Kwid 2023 arranca bem no semáforo, tendo câmbio com boa relação de saída. Pegamos subidas íngremes e o hatch sobe bem em segunda marcha.
Mantendo o giro na casa dos 2.000 rpm, o Kwid 2023 desenvolve bem no meio urbano, com suspensão alta e ajustada para suportar as pancadas dos buracos e depressões das ruas brasileiras.
Com pneus finos, a direção fica bem leve e prática na cidade, ajudando ainda na economia. Entretanto, quando se pega a estrada, ele se torna mais suscetível a ventos laterais e turbulência de caminhões.
O motivo é o foco ser a cidade, então, ele está fora de seu habitat.
O câmbio tem engates macios e apresentam alguma precisão, não sendo exatamente o melhor em manual, mas não faz mal.
No caso dos freios, o conjunto é meramente razoável para sua atuação na zona urbana.
Sendo bastante leve, o Kwid 2023 é bem desenrolado no trânsito, sendo bem ágil e prático.
As mudanças no motor não foram tão perceptíveis no trecho percorrido, mas usando etanol, o pequeno fez uma boa média de 12,9 km/l, maior que o do Inmetro, o que é normal ocorrer.
Usando ar condicionado num dia bem quente, o Kwid 2023 não reclamou com todos os recursos ativados.
Para sua proposta de ser um segundo carro ou primeiro carro da família, nesse caso, ele atende parcialmente, pelo pouco espaço interno e acabamento muito simplificado, mas não há para onde correr.
Renault Kwid 2023 – Galeria de fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Renault Kwid 2023: Impressões ao dirigir o pequenino francês é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Notícias Automotivas
Read More