
A Lamborghini aposentará seus carros movidos apenas por motores a combustão. A decisão do fabricante italiano está em sintonia com a eletrificação forçada na Europa, onde existe uma pressão enorme para reduzir as emissões de CO₂.
Para não conflitar com essa política do continente, a Lamborghini anunciou que 2022 será o último ano em que a marca empregará apenas os motores V10 5.2 e V12 6.5 em seus carros.
A partir de 2023, a marca do touro iniciará a produção de modelos híbridos plug-in, mas em 2024, todo o portfólio será eletrificado. Isso significa que o Urus também usará seu V8 4.0 também com motor elétrico.
Stephan Winkelmann, CEO da Lamborghini disse: “Será a última vez que oferecemos apenas motores de combustão”.
Ainda assim, a italiana manterá seus motores a combustão a bordo de seus carros por muito tempo, visto que o projeto Artemis da Audi não contempla superesportivos como Huracán e Aventador.
Winkelmann afirmou que serão quatro novos modelos nos próximos meses e US$ 1,7 bilhão será alocado para avanço da hibridização da Lamborghini nos próximos anos.
Com isso, a marca espera reduzir a emissão de CO₂ e aumentar a eficiência de seus carros, mas sem prejudicar o desempenho.
Para a Lamborghini e outros fabricantes de super carros, a hibridização é até mais complicada que a eletrificação plena.
Com o peso sendo um vilão na história, é necessário cortar mais quilos para introduzir um pesado motor elétrico, assim como de baterias, conversor e módulo de controle.
Tudo isso adicionado a um superesportivo que precisa manter a forma para não pecar na hora de acelerar.
Além disso, existe a questão de imagem. Na Lamborghini, a marca do grupo Volkswagen, parece ter se resolvido com os clientes fiéis e entusiastas.
Já Ferrari e Aston Martin, rivais da Lamborghini, ainda enfrentam o dilema da eletrificação, especialmente com o fim próximo dos motores grandes a combustão.
[Fonte: Auto News Europe]
© Noticias Automotivas. A notícia Lamborghini encerrará produção de carros apenas a combustão é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Notícias Automotivas
Read More