
A Fiat deu uma limpada em seu portfólio com a exclusão de três modelos e um motor, atendendo assim as exigências do Proconve L7 quanto às emissões evaporativas.
Nesse caso, sumiram do mapa os modelos Grand Siena e Doblò, que deixam o mercado após muitos anos. O primeiro, sedã compacto surgiu em 2012 como sucessor do Fiat Siena.
Nos últimos anos, o Fiat Grand Siena teve sua gama reduzida com a chegada do Cronos, seu sucessor, empregando assim somente motores 1.0 e 1.4 litro.
Sem o sedã feito em Betim, a Fiat dispõe somente do Cronos, importado da Argentina, para atuar nesse segmento. Falando nele, o modelo hermano deixa de ser oferecido com motor 1.8 E.torQ.
O propulsor de quatro cilindros derivado do antigo Tritec 1.6, com comando único no cabeçote e 16 válvulas, já não atende mais as exigências de emissão e sai de cena por aqui.
Assim, o Cronos passa a ser oferecido apenas com motor 1.3 Firefly 8V com 98 cavalos na gasolina e 107 cavalos com etanol, além de 13,2 kgfm no primeiro e 13,7 kgfm no segundo. As versões 1.3 e Drive 1.3, ambas manuais, se apresentam no momento.
O Cronos ganhará transmissão CVT e possivelmente opção mais barata com motor 1.0 Firefly, de modo a ocupar a faixa atingida pelo Grand Siena. A Fiat evitou isso para preservar o velho sedã no mercado.
Do mesmo modo, o Argo também deixa o motor 1.8, entregando no momento as versões 1.0, 1.3, Drive 1.3 S-Design e 1.3 Trekking. O CVT também chegará ao hatch.
Ambos podem ainda receber o GSE 1.0 Turbo adiante para manter a proposta original de uma gama mais generosa.
Fora isso, a Fiat tirou de cena o velho Doblò, que há 20 anos existia sem mudanças de geração por aqui. Com ele, morre a versão anterior do E.torQ 1.8 e se encerra um ciclo, incluindo o fim do Doblò Cargo. Na Toro, a Endurance 1.8 também saiu de linha.
A Fiat deverá se aproveitar da Stellantis na região para retornar com uma proposta parecida. Por fim, apenas o Uno Ciao fica no site da marca, mas por pouco tempo, pois, somente 250 unidades foram disponibilizadas.
© Noticias Automotivas. A notícia Fiat começa 2022 sem Doblò, Grand Siena e motor E.torQ 1.8 é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Notícias Automotivas
Read More