
A questão do alcance foi solucionada, afinal, hoje um carro elétrico consegue rodar até 1.000 km com uma única carga. Claro, não são todos, mas hoje a grande maioria roda mais de 300 km tranquilamente.
Contudo, a confiabilidade após anos de uso ou alta quilometragem ainda causa preocupação em muita gente.
Na África do Sul, um BMW i3 está chamando atenção por alcançar 300.000 km rodados.
O hatch compacto da BMW, que está com os dias contados, infelizmente, atingiu uma quilometragem espantosa para um carro de 2016.
Adquirido zero km por Shaun Maidment, o i3 2016 rodou muito pelo país ao sul do continente vizinho e suspeita-se que seja o mais rodado da África.
Ele chegou a fazer uma rota entre Joanesburgo e a Cidade do Cabo, o que dá 1.400 km de percurso.
Para isso, Maidment precisou de cinco dias para completar a viagem, visto que o país não tem infraestrutura para carros elétricos, tendo de buscar pontos de energia ao longo da estrada.
Como seu BMW i3 é do modelo REx, que tem um gerador de 2 cilindros e 650 cm³ de scooter da BMW — como o vendido aqui — ele garantia ao menos até 150 km adicionais, além dos 200 km da bateria.
Em cada reabastecimento, entram 9 litros de gasolina.
Bem, isso foi uma das aventura que Shaun Maidment fez com seu BMW i3 por lá, mas será que o carrinho perdeu sua capacidade de reter energia?
De acordo com Maidment, a capacidade da bateria caiu e atualmente está em 85% do total original. Ou seja, a cada recarga completa, são 18,8 kWh dos 21,6 kWh de fábrica.
Todavia, tecnicamente ainda não é um problema, com ele perdendo em torno de 30 km por carga completa, totalizando agora 170 km de alcance efetivo.
Para um carro elétrico com 300.000 km percorridos, ainda que a bateria estivesse na garantia por tempo de uso (são oito anos), a quilometragem também é considerada pela cobertura e já está quase o dobro do estipulado (160.000 km).
Isso, contudo, não impediu que a própria BMW anunciasse seu feito, uma boa indicação de que Maidment “estaria em casa” com a marca.
No mercado internacional, alguns fabricantes já estão dando garantia de 10 anos e 90% da capacidade original após uma década de uso.
Diante disso, se após tanto tempo de uso ou km alto, um elétrico ainda seja plenamente utilizável, o mercado de carros elétricos será altamente valorizado nos próximos anos.
Isso garantirá o ingresso de muitos que não podem ter um zero km, ajudando na aceleração da eletrificação.
Hoje, marcas como a Tesla, por exemplo, já ganham mais dinheiro na revenda de usados que de novos, graças a confiabilidade do produto ou de casos como de Maidment.
Por ora, o que estamos vendo é somente o passado dos carros elétricos, quando tinham autonomia bem limitada, ainda que a tecnologia seja basicamente a mesma.
Você compraria um elétrico com 10 anos de uso?
[Fonte: Auto Plus]
© Noticias Automotivas. A notícia BMW i3 com 300.000 km – carro elétrico perde carga com alto km? é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Notícias Automotivas
Read More