Bombeiros capturam cobra coral-verdadeira em residência de Alta Floresta

Micrurus surinamensis é uma espécie de cobra coral-verdadeira endêmica da região amazônica

No dia 20/09/2021 – segunda-feira, às 21h30min, a Central de Bombeiros da Companhia de Alta Floresta registrou solicitação para fazer a retirada de uma cobra que se informou ter sido encontrada na calçada do quintal de uma residência.

Ao chegar no local, verificou-se que a cobra estava no quintal da residência, na parte da frente e um pouco próximo do portão, sendo um animal de tamanho pequeno.

Verificou-se que o animal é uma coral-verdadeira – Micrurus surinamensis, ou seja, um ofídio que produz peçonha, sendo uma cobra-coral endêmica da região amazônica e, conforme medição realizada na 7ª CIBM, a coral tem 45 centímetros de comprimento.

Apesar de as corais verdadeiras serem cobras peçonhentas, acidentes com estes animais são muito menos comuns do que em relação a outras espécies peçonhentas (jararaca, surucucu-pico-de-jaca, cascavel), pois o mecanismo de inoculação de veneno é diferente (um par de dentes fixos na região posterior da boca) e não dão bote.

A soltura do réptil será feita numa reserva florestal há cerca de 30 km da cidade, entre os municípios de Alta Floresta e Nova Monte Verde, com acesso pela Rodovia MT-208.

Fonte: GUBM: 3º SGT BM Helden e SD BM Josué.

IMAGENS E VÍDEOS: 1º SGT BM Luiz Fabio.

COMPARTILHE!