
A crise do chip continua como uma “pandemia” que afeta os fabricantes de veículos em todo o mundo. Aqui no Brasil, a “doença” da escassez de semicondutores atinge agora a Toyota, que suspendeu a produção em Sorocaba, interior de São Paulo.
Às margens da rodovia Castello Branco, a fábrica da Toyota terá a suspensão da atividade de produção entre os dias 18 e 27 de agosto, quando os funcionários da unidade entrarão em férias coletivas até o dia 30, visto que há um fim de semana entre a paralisação e o dia útil seguinte.
Com mais de uma semana de pausa, a linha de montagem dos modelos Etios, Etios Sedan, Yaris, Yaris Sedan e Corolla Cross deverá impactar levemente nas vendas da Toyota no próximo mês.
Ficando parada, a fábrica de Sorocaba também provocará a suspensão parcial da fabricação de motores 1.3, 1.5 e 2.0 litors desses modelos em Porto Feliz, que fica próxima da planta de carros e faz um triângulo geográfico com a de Indaiatuba, de onde sai o Corolla.
Este não será afetado pela escassez de chips na Toyota, o que nos faz crer que há somente suprimentos para a fabricação de um modelo e a marca optou pelo sedã médio, visto que o crossover irmão pode se recuperar mais rapidamente em vendas.
A unidade de São Bernardo do Campo também opera normalmente. A Toyota divulgou uma nota explicando o motivo da suspensão das atividades.
Com a japonesa parcialmente parada em sua operação brasileira, o fim do mês de agosto verá ainda a GM retornar no mesmo dia em sua sede do ABC paulista, assim como a Renault em São José dos Pinhais.
Com Fiat e VW também afetadas, assim como a fabricante de ônibus Marcopolo, o setor automotivo nacional vem sendo constantemente impacto pela falta de suprimentos eletrônicos, que reduzem assim a oferta de produto no mercado.
[Fonte: AB]
© Noticias Automotivas. A notícia Toyota: sem chips, japonesa suspenderá produção em Sorocaba é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Notícias Automotivas
Read More