A Central de Bombeiros de Alta Floresta recebeu ligação do Sr. Marciano solicitando atendimento para retirada e soltura de uma jaguatirica que foi capturada em armadilha em sua propriedade rural, um sítio há cerca de 07 km da cidade, na Comunidade Novo Horizonte.
Uma guarnição bombeiro militar foi até o local, encontrando o felídeo contido numa armadilha de madeira, sendo um macho adulto.
Fato curioso de se mencionar é que no dia 28 de abril deste ano, o produtor rural Marciano solicitou o apoio do Corpo de Bombeiros para fazer atendimento da mesma natureza, quando uma jaguatirica também foi capturada na mesma armadilha em sua propriedade rural.
Quanto à maneira de traslado do felino para outro espaço de contenção para ser transportado, foi colocada uma gaiola metálica junto à armadilha de madeira, em que estava preso, e a jaguatirica adentrou na gaiola em que seria transportada. Observou-se o cuidado de a gaiola metálica estar toda envolvida com lona mesmo antes de o felino ser colocado na nesta, considerando que estes animais debatem-se muito num espaço confinado para fugir, pela presença de pessoas próximas, ferindo-se, o que deve ser evitado.
Sob a orientação do IBAMA, a jaguatirica foi realocada numa floresta próxima do Parque Estadual Cristalino, há 50 km de Alta Floresta.
O solicitante do atendimento, Sr. Marciano, disse que foi notada novamente a falta de aves do sítio, já sabendo ser uma jaguatirica, pela experiência que já teve com o felino capturado em abril deste ano. A armadilha de madeira já estava construída, sendo colocado um frango como isca, e pela manhã constatou o mamífero carnívoro contido na gaiola.
A guarnição fez questão de enaltecer e elogiar a consciência ambiental do Sr. Marciano, que solucionou um impasse ambiental em sua propriedade de maneira legal e conservacionista.
Fonte: Assessoria