AVL e Tupy desenvolvem motor a hidrogênio mais eficiente

AVL e Tupy desenvolvem motor a hidrogênio mais eficiente

O hidrogênio é considerado como o combustível do futuro, porém, seu uso atualmente está passando longe dos carros e se concentrando nos veículos de transporte de cargas e passageiros.

Tendo quase perdido a batalha para os elétricos, ele agora pode ser mais uma alternativa para o setor. Na Tupy, empresa multinacional sediada no Brasil, desenvolveu de um novo motor movido por hidrogênio.

A alegação é que o mesmo seja o mais eficiente do mundo no uso do hidrogênio, que nesse caso seria usado como gás veicular, ou seja, para seus queimado em um motor de combustão de ciclo diesel.

O foco é usar o combustível para uso em caminhões e ônibus, reduzindo assim o impacto ambiental causado pelos motores movidos por óleo combustível.

Esse projeto é liderado pela austríaca AVL List (a mesma que desenvolveu os motores da Chery e JAC, por exemplo), Tupy (que fornece blocos de motores e outras usinagens para a indústria automotiva) e Westport Fuel Systems, que atua em combustíveis alternativos.

AVL e Tupy desenvolvem motor a hidrogênio mais eficiente

Na busca pelo carbono neutro, o propulsor a hidrogênio pode reduzir mais rapidamente o impacto das emissões por conta do uso de propulsor a combustão, já difundido no mundo.

Mas, para usar o hidrogênio de forma eficiente, o motor tem que ser totalmente novo, com usinagem complexa e injeção direta de alta pressão, coisas que Tupy e AVL sabem fazer.

Fernando de Rizzo, CEO da Tupy, disse: “Acreditamos que nosso conhecimento técnico e colaboração com clientes e universidades nos permitem desempenhar um papel importante no processo de descarbonização. Estamos estudando novos materiais, geometrias e usinagem que visam melhorar o desempenho de novos combustíveis alternativos de baixo carbono. Nessa busca por uma solução de transporte carbon-free e com custo viável, fazer parceria com empresas como a AVL e a Westport é gratificante”.

O desenvolvimento se deu com a Universidade de Graz, que contribuiu para o chamado AVL HydrogenEngine. Espera-se para 2022 mais resultados de testes e a conclusão do projeto. Além da combustão, o hidrogênio é usado atualmente em veículos comerciais através de células de combustível.

[Fonte: Automotive Business]

 

 

© Noticias Automotivas. A notícia AVL e Tupy desenvolvem motor a hidrogênio mais eficiente é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

COMPARTILHE!