
A Toyota já havia mostrado o protótipo do crossover elétrico bZ4X para a China, porém, ele não será exatamente igual ao oferecido para o mercado americano e, quem sabe um dia, também por aqui…
O principal diferencial é algo que impacta diretamente o comprador, especialmente o mais tradicional, a direção. Na China, o bZ4X terá um manche e um sistema de direção adaptativo, com maior responsividade.
Nos EUA, porém, a Toyota não quis se arriscar. Lá, o bZ4X terá um volante circular comum. Fora isso, todo o conjunto visto em Xangai foi reproduzido no crossover que será vendido nos EUA.
Lisa Materazzo, vice-presidente de marketing da Toyota, descreve o produto: “Aproximadamente do tamanho de um RAV4, com a versatilidade de se destacar de outros BEVs, ele estará bem posicionado no ponto ideal do mercado”.
Desenvolvido em parceria com a Subaru, o Toyota bZ4X é feito sobre a plataforma e-TNGA e faz parte de uma gama de 70 modelos eletrificados globalmente até 2025. Destes, 15 serão 100% elétricos.
Com visual externo até certo ponto conservador, o Toyota bZ4X não quer impactar o consumidor americano com coisas radicais como o manche, que até aqui não agradou algumas pessoas.
Tendo um ambiente amplo e austero, o bZ4X apenas chama atenção por seu cluster compacto e recuado, assim como pela tela grande que lembra a de um notebook. O console alto com elemento vazado lembra o Toyota Prius de terceira geração.
Já tendo mostrado praticamente todo o carro, a Toyota não revela nada em aspecto técnico, com exceção da plataforma e da direção adaptativa do conceito na China, devido ao giro do manche (foto abaixo).
A japonesa guarda segredo em relação à potência do motor e ao alcance de suas baterias. Também não mencionou suas reais medidas, embora acreditemos que tem em torno de 4,60 m. O porta-malas parece bom também.
Toyota bZ4X Concept – Galeria de fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Toyota bZ4X abandona manche para vender no mercado americano é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Notícias Automotivas
Read More