Mazda: nova plataforma híbrida e MX-30 adota motor rotativo

Mazda: nova plataforma híbrida e MX-30 adota motor rotativo

A eletrificação (ela novamente…) continua seu curso, arrastando meio mundo para motores elétricos e baterias de lítio cada vez mais densas, porém, alguns relutam em entrar no movimento e até remam contra a maré. Um bom exemplo é a Mazda.

A Mazda recentemente virou a mesa e deu um chute na lixeira, empregando uma nova linha de motores de quatro e seis cilindros em longitudinal com uma caixa automática bem vistosa e a amada tração traseira. Longe de ser uma Lexus, a japonesa quer manter o status quo, mas é obrigada a botar energia em seus carros, queira ou não.

Mazda: nova plataforma híbrida e MX-30 adota motor rotativo

Assim, apresentou uma nova plataforma modular SkyActiv Multi-Solution Scalable Architecture para carros com motores em transversal e longitudinal, que servirá do compacto Mazda2 até os SUVs grandes.

Serão 13 modelos eletrificados até 2025, mas a partir daí, surgirá uma nova plataforma, que será elétrica, mas usando extensor de alcance. A previsão da Mazda é ter 100% dos modelos eletrificados até 2030, mas 25% serão puramente elétricos.

Mazda: nova plataforma híbrida e MX-30 adota motor rotativo

Nos próximos modelos, três serão 100% elétricos e nessa conta não entra o MX-30, que agora revelou-se um engodo. O crossover surgiu como elétrico, porém, o plano da Mazda nunca foi oferecê-lo apenas assim.

A arquitetura prevê modelos MHEV com 48 volts (gasolina e diesel) e híbridos plug-in, sendo mostrada a plataforma com motor e câmbio longitudinal. Além disso, haverá uma versão elétrica com extensor de alcance usando motor rotativo.

Mazda: nova plataforma híbrida e MX-30 adota motor rotativo

Nesse caso, a Mazda mostrou uma de baixíssima qualidade para impedir a visualização clara do propulsor Wankel. Ele estará a bordo do MX-30 como extensor de suas células de 35,5 kWh.

O crossover tem ainda uma versão híbrida plug-in, já lançada, com motor SkyActiv-G 2.0. Sobre os próximos carros, a Mazda revelou que terão a tecnologia Co-Pilot 1.0 com condução semiautônoma e sistema de emergência do condutor, que assume o controle do carro e o estaciona, acionando o serviço de emergência.

© Noticias Automotivas. A notícia Mazda: nova plataforma híbrida e MX-30 adota motor rotativo é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

COMPARTILHE!