A condução autônoma ainda não aconteceu plenamente, mas as coisas estão indo nesse curso. Em parceria com a Argo AI, a Volkswagen teria confirmado que irá lançar uma versão da ID Buzz de produção com condução de Nível 4.
A sucessora da Kombi é prometida para aparecer oficialmente em 2022, com uma variante de aplicação comercial e em forma de furgão. Elétrica e feita sobre a plataforma MQB, o monovolume empregará uma tecnologia que permitirá à mesma rodar sem intervenção do condutor.
Tudo isso ocorrerá em 2025 e a tecnologia estará disponível para clientes particulares e para frotistas, contribuindo assim para a criação de uma rede de táxis robotizados.
Ainda assim, a tecnologia não está pronta atualmente, sendo que a VW testa o sistema em seis cidades dos EUA e irá expandir para mais duas, sendo outra na Alemanha.
A ideia será fortalecer o serviço de compartilhamento Moia e ampliar o atendimento da eletromobilidade nos grandes centros urbanos dos EUA e Europa. Desde o início, o projeto ID pautou na condução autônoma como um dos pilares.
Contudo, a VW nem conseguiu estrear com o ID.3 as funcionalidades básicas do veículo, gerando inclusive estoques enormes do monovolume elétrico sem um software, o que acabou seguindo adiante para os clientes, atualizados via OTA.
No projeto, os carros ID teriam radares LiDAR integrados ao teto do carro, permitindo varrer os quatro cantos da carroceria e “ver” o ambiente digitalmente, interpretando os obstáculos e o trânsito.
Quanto ao ID Buzz de produção, ainda não há uma designação conhecida para o membro comercial da família ID, mas o produto estará ligado diretamente à divisão de veículos comerciais da VW.
Com produção em Hannover, o modelo será exportado para os EUA e terá variantes associadas com a Multivan T7, de forma a fazer a ligação histórica com a herdeira direta da Kombi, que neste mês ressurge com base MQB.
© Noticias Automotivas. A notícia Volkswagen apostará em Kombi com Nível 4 de condução autônoma é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Notícias Automotivas
Read More