Longe do Brasil, Stellantis promete acelerar eletrificação

Longe do Brasil, Stellantis promete acelerar eletrificação

A Stellantis decidiu correr atrás do tempo perdido e acelerar a eletrificação de sua gama de produtos, mas não exatamente nos EUA e muito menos por aqui. Longe da realidade do Brasil, a gigante automotiva vai focar no mercado europeu.

O grupo euro-americano pretende eletrificar todos os modelos vendidos na Europa até 2025, num esforço que visa não sofrer penalidades com a pressão ambiental exercida por Bruxelas.

Com 14 marcas, o grupo chefiado por Carlos Tavares tem enorme deficiência em número de carros elétricos ou híbridos, visto que a FCA deixou a eletrificação de lado, enquanto a PSA decidiu apostar em híbridos plug-in e elétricos desde os compactos.

Tendo feito recentes lançamentos, ainda usando tecnologias distintas, a Stellantis espera que as vendas de eletrificados triplique em 2021, passando para mais de 400 mil no continente.

Longe do Brasil, Stellantis promete acelerar eletrificação

Ainda assim, no âmbito da União Europeia, a Stellantis terá ao final de 2021, apenas 14% de suas vendas para carros elétricos ou híbridos plug-in. Para 2025, a expectativa é de ter 38% do total nessa categoria.

Tavares revelou que até 2030, quer que 70% das vendas sejam de eletrificados na Europa e planeja 35% das vendas nos EUA. Contudo, boa parte das marcas europeias não estarão no mercado americano, o que aumenta a obrigação de eletrificar mais modelos nos states.

Grande parte das vendas ficará focada em SUVs e picapes, que possuem valor agregado maior e margens mais saudáveis para a montadora bancar a eletrificação dos modelos menores e mais baratos.

Ainda que existam diversos lançamentos na Europa, as vendas de eletrificados lá representou um milhão de veículos em 2020, o que representa apenas 10% do mercado como um todo.

A Stellantis aposta em plataformas eletrificadas e fábricas de baterias nos dois lados do Atlântico Norte, para dar sustento a essa mudança. Enquanto isso no Brasil, elétricos e híbridos plug-in começam a chegar à empresa, mas ainda longe da realidade europeia.

Nos próximos meses, chegam os Jeep Renegade e Compass com a versão 4Xe, que terá de 190 a 240 cavalos, sendo ambos PHEV. O Fiat 500e Icon será um adicional para a marca italiana, enquanto a Peugeot focará no 208 e-GT.

[Fonte: Auto News]

© Noticias Automotivas. A notícia Longe do Brasil, Stellantis promete acelerar eletrificação é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

COMPARTILHE!