Uma erupção vulcânica cobriu a ilha caribenha de São Vicente de cinzas e fumaça, forçando milhares de pessoas a serem retiradas das suas casas. O ‘La Soufrière’, que está adormecido há décadas, começou a mostrar atividade em dezembro do ano passado, tendo acabado por aumentar esta semana.
Segundo a BBC, na quinta-feira, o primeiro-ministro Ralph Gonsalves pediu oficialmente a retirada de mais de 16 mil residentes nas “zonas vermelhas”. Desde então, o vulcão expeliu nuvens de cinza escura a uma altura de 6 quilômetros.
A queda de cinzas foi registada no Aeroporto Internacional de Argyle, a cerca de 20 quilômetros de distância, de acordo com a Organização Nacional de Gestão de Emergências de São Vicente (Nemo).
Os habitantes da zona vermelha, que constituem mais de 10% da população do país, foram levados para navios de cruzeiro para partes mais seguras da ilha.
The team was out conducting fieldwork on the Leeward coast when the 2nd explosive eruption began. We got the start of the eruption cloud as it began. Credit: @soufriere_hills , UWI Seismic Research Centre #LaSoufriere #svg #uwi pic.twitter.com/Yu7LDXdddv
— UWISeismic Research (@uwiseismic) April 9, 2021
A última erupção, em 1979, causou mais de 100 milhões de dólares de danos na ilha e a pior, em 1902, matou mais de mil pessoas.
Another explosion observed. The vertical ash column estimated to have gone approximately 4km into the atmosphere. We continue to monitor and update. #lasoufrière #volcano #svg #redalert #stilldangerous pic.twitter.com/anDIEb5lpD
— UWISeismic Research (@uwiseismic) April 9, 2021
Notícias ao Minuto Brasil – Mundo
Read More