
O Honda Legend chega ao mercado japonês como o primeiro carro do mundo com condução autônoma de Nível 3. Apesar de sistemas como o Auto Pilot mais atual da Tesla ou da Audi de 2017, por exemplo, o sistema da marca é legalmente autônomo sob certas condições no Japão.
Nesse caso, o motorista não será punido por estar sem as mãos no volante. A designação de Nível 3 (direção autônoma condicionada em uma área limitada) foi dada pelo Ministério Japonês de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT).
Sem laser LiDAR, o sistema da Honda é chamado de Sensing Elite, que permite ao Legend rodar de forma 100% autônoma em algumas situações, como vias congestionadas, por exemplo. Ele usa navegação GNSS de alta precisão e mapas tridimensionais de alta resolução, assim como monitoramento em 360 graus e sensores de aproximação.
O Honda Legend com Sensing Elite porta uma ECU com fusão de dados que faz até previsões e toma decisões adequadas para a guiagem sem controle humano.
A marca japonesa fez simulações usando 10 milhões de padrões de possíveis situações reais. Também fez 1,3 milhão de quilômetros de testes para certificação de segurança do sistema, com operação redundante.
Funções como o Traffic Jam Pilot, permitem que o carro guie com segurança em vias de uma região pré-determinada. Além disso, a função Hands-off permite que o condutor mantenha suas mãos fora do volante.
Nesse caos, o motorista pode simplesmente ver televisão ou DVD na tela de navegação, que também pode ser acessada para encontrar endereços e pontos de interesse. Tudo sem necessitar prestar atenção ao trânsito.
O Honda Sensing Elite ainda muda de direção ou faz ultrapassagens apenas com um toque na haste do repetidor de direção. Contudo, quando o motorista é solicitado para retomar o controle, se o mesmo não o fizer, o sistema do Legend reduzirá a velocidade, mudará de faixas (se necessário) e procurará o acostamento.
Tudo isso com luzes de alerta e buzina, mas a Honda não falou se o serviço de emergência é acionado. Provavelmente isso também é feito, ainda mais num país onde a faixa etária de boa parte da população é elevada. Custando em torno de US$ 102.000, o Legend terá somente 100 unidades com essa tecnologia vendidas no Japão.
Audi, Tesla e outras marcas que usam tecnologias semelhantes, não possuem respaldo legal por autoridades de trânsito em seus países. O Japão, no entanto, foi o primeiro a liberar câmeras no lugar de retrovisores e agora o Nível 3 de condução autônoma.
© Noticias Automotivas. A notícia Honda Legend é o primeiro com Nível 3 legal de condução autônoma é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Notícias Automotivas
Read More