Montadoras querem plano nacional para carro elétrico no Brasil

Montadoras querem plano nacional para carro elétrico no Brasil

As montadoras instaladas no Brasil também estão de olho na evolução do carro elétrico. Realidade em mercados consolidados, como EUA, Europa e China, esse tipo de veículo ainda está longe de ganhar importância no Brasil.

A Anfavea tem um estudo para carro elétrico no Brasil e quer apresentá-lo ao governo federal. Luiz Carlos Moraes, presidente da entidade que reúne a maioria dos fabricantes, disse:

“Daqui para frente não podemos trabalhar isoladamente. Setor privado e público precisam trabalhar juntos. Somente lançar o produto carro elétrico não vai resolver o problema. Temos uma matriz energética limpa, com hidrelétricas e usinas solares e eólicas. Mas ainda temos gargalos na energia”.

Os fabricantes querem apoio do governo para criar um plano nacional para implementação da eletrificação, elaborando o estudo que aponta alternativas para introdução do carro elétrico, mas também mostrar os gargalos energéticos no país.

Moraes diz: “É necessário ter uma visão de estado. Não podemos perder o ativo que nós já temos, para que possamos ter uma capacidade de exportação desses veículos”.

A ideia é inserir o Brasil no contexto internacional, uma vez que a indústria global se move em direção à eletrificação e ficar fora desse cenário significará um retrocesso que pode levar o país à desindustrialização.

Por ora, sem uma definição governamental sobre o que será do setor automotivo nos próximos anos, as marcas buscam seus próprios caminhos para inserir o país na onda elétrica que toma conta de diversos players mundiais.

Montadoras querem plano nacional para carro elétrico no Brasil

Marcas japonesas como Toyota e Nissan buscam a hibridização como saída, sendo que a primeira já oferece um modelo (Corolla Hybrid) e prepara um segundo para 2021 (Corolla Cross Hybrid).

A Nissan apostará no híbrido e-Power com o Kicks e a Honda pode ser outra nipônica a buscar um híbrido nacional. Contudo, alguns fabricantes já olham o futuro num cenário nacional.

Nesse caso, a Nissan aposta nas células de combustível abastecidas com etanol em vez de hidrogênio. Na VW, o presidente regional Pablo Di Si, mencionou que essa tecnologia seria a melhor para o futuro.

Ainda assim, não se sabe se a VW trabalha com isso. Recentemente, a Karma Automotive divulgou que aposta no metanol como combustível para células de combustível.

O potencial do etanol nesse caso, colocaria o Brasil em vantagem, visto que a tecnologia pode ser usada em diversas regiões do mundo, eliminando uma infraestrutura mais robusta para carregar as baterias dos carros elétricos.

[Fonte: IG]

 

 

© Noticias Automotivas. A notícia Montadoras querem plano nacional para carro elétrico no Brasil é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

COMPARTILHE!