
Os trabalhadores metalúrgicos da Ford em Taubaté, interior de São Paulo, rejeitaram a proposta de indenização da montadora e mantém os braços cruzados. A classe pede a reabertura da fábrica.
Na proposta, a Ford ofereceu 1,1 salário por ano trabalhado, no caso dos horistas. Já os mensalistas teriam 0,7 salário por ano de trabalho.
Sidivaldo Borges, representante sindical na Ford, disse: “É como se a indenização fosse apenas a antecipação dos valores dos meses de fevereiro a dezembro. Mas o que os trabalhadores buscam neste momento não é uma indenização, mas sim a reversão da decisão da montadora”.
Ele reforçou o pensamento dos trabalhadores sobre os ganhos até o final de 2021: “O cálculo leva em conta que os trabalhadores e trabalhadoras na Ford têm estabilidade no emprego até 31 de dezembro”.
Contudo, mais que indenização, os funcionários da Ford querem mesmo é a manutenção da operação da montadora no país. Borges comentou: “Estamos aguardando um posicionamento da fábrica, para discutir com o presidente global da Ford. Porque ainda temos esperança de que possa ser revertido”.
Do outro lado, a Ford comunicou que está em processo de negociação com o sindicato e que não há um posicionamento no momento. Enquanto isso, a montadora anunciou um investimento de US$ 1 bilhão na África do Sul para produção da nova Ranger, assim como da Amarok.
Para o Brasil, no entanto, estão reservados US$ 4,1 bilhões, mas para o processo inverso. Com arqueiros à frente da infantaria, que se retira do campo de batalha, a Ford desistiu do combate no mercado nacional.
Prefere agora pagar esse montante para sair e evitar mais prejuízos nos próximos anos. A filial já vinha com saldo negativo há muito tempo e agora se tornou insustentável diante dos acionistas, que visam o lucro, naturalmente.
Infelizmente, nessa guerra por rentabilidade, os que tombam no caminho são aqueles da linha (de montagem) de frente…
[Fonte: G1]
© Noticias Automotivas. A notícia Ford: Taubaté rejeita indenização e pede reabertura da fábrica é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Notícias Automotivas
Read More