Entre as metas de ano novo, muita gente inclui fazer capacitações, cursos, enfim adquirir ou ampliar os conhecimentos. Para os empreendedores ou quem pretende abrir um negócio essa é uma necessidade premente.
Especialista no assunto, o Sebrae disponibiliza um amplo portfólio de oficinas e cursos sobre os mais variados temas do mundo corporativo e empresarial, todos gratuitos e online, no formato ensino à distância (EaD).
Para quem quer se formalizar como microempreendedor individual, tem a oficina Descomplica MEI, ministrada via WhatsApp abarcando legislação e normas para essa categoria de empresa, cuja abertura é simplificada e os tributos muito mais baratos. No mês de fevereiro serão duas turmas – no dia 02 e 23, sempre às 08 horas. As inscrições já estão abertas. As oficinas seguem ao longo de todo o ano, basta ver a agenda no site https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursoseeventos?uf=MT.
As opções de cursos online também são muitas e os temas nas áreas de empreendedorismo, marketing e vendas, inovação, planejamento, gestão de pessoas, organização e finanças. São ao todo 145 cursos disponíveis, sendo que a maioria da carga horária vai de apenas 1 hora até 15 horas. Apenas dois exigem mais tempo, Aprender a empreender, com 16 horas, e Iniciando um pequeno grande negócio, com 30 horas e que pode ser concluído em 1 mês.
O melhor é que podem ser feitos nos horários mais convenientes para cada pessoa. A conclusão das atividades pode ser em prazos que variam de 15 a 30 dias.
Como não poderia deixar de ser, em virtude do momento em que vivemos, a área de Marketing e Vendas é a que tem mais alternativas de cursos. Ao todo são 47, entre eles, Como construir uma loja virtual, Gestão estratégica para o comércio eletrônico, Ganhe mercado com o plano de marketing, Passo a passo para alcançar o sucesso financeiro, Formação de preço e vendas, Logística para o mercado eletrônico, Como fazer sua loja virtual em marketplace vender mais, Análise de mercado.
As áreas de empreendedorismo e planejamento são as segundas em volume de cursos ofertados, ambas com 22 opções cada. Como exemplos, temos os seguintes cursos: Como formalizar seu negócio; Transforme sua ideia em modelo de negócio; Planeje suas metas e resultados; Empreendedorismo como opção de carreira; Bora empreender; Responsabilidade social empresarial (Empreendedorismo). Já da área de planejamento: Já sou empresário, e agora?; Como administrar um pequeno negócio; Desenquadramento do MEI e novas possibilidades de tributação; Planejamento para fazer acontecer: ferramentas (ministrado em duas partes); Inovação e possibilidade de crescimento; Planejamento de marketing: ferramentas práticas entre outros.
Finanças, outro aspecto crucial em qualquer negócio, conta com 19 tipos de cursos. Alguns deles são: Controle de gastos no serviço, Quanto vale a minha empresa?; Educação financeira empresarial; Microcrédito consciente; Controle de gastos na indústria; Como gerenciar as finanças de sua empresa; Fluxo de caixa: microempreendedor individual; Estratégia financeira para o crescimento.
A área de Gestão de pessoas conta com 12 cursos. Na lista estão: Formação de equipes como estratégia de sucesso; Recrutamento e seleção, como formar um time vencedor; A liderança na gestão de equipes; Gestão de equipes de vendas; Sucessão empresarial e muito mais.
Com relação à inovação, um quesito cada vez mais importante no mundo dos negócios, são ofertados 13 cursos. São eles, Inovação de impacto para Startups; Modelagem e validação da proposta de valor para Startups; Acesso a capital para Startup; Introdução ao BIM para pequenas empresas; entre tantos outros.
Existem ainda opções específicas relacionadas ao setor público – Compras governamentais; Compras governamentais: gestores públicos; Compras governamentais: micro e pequenas empresas; Compras governamentais: agricultura familiar.
E também para área rural – Negociar no campo e Custos para produzir no campo; Boas práticas como diferencial na gestão de propriedades rurais; Avaliação da gestão da propriedade rural.
Para saber mais e se inscrever, acesse https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursoseeventos?uf=MT O catálogo atual de cursos EAD com vocês está disponível na plataforma Junt@s.
Para reforçar o aprendizado, de forma lúdica, há também diversos jogos disponíveis. Para acessar basta pesquisar por “jogos” no campo de busca. Um exemplo é o Saga de herói – https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/jogo-saga-do-heroi,5fe0b0f94afe0710VgnVCM1000004c00210aRCRD que aborda os assuntos: ciclo de vida do produto, ciclo de venda, construção de marca e fluxo de caixa.
Balanço 2020
Durante o ano passado, foram feitas 34.871 matrículas nos cursos à distância do Sebrae, sendo que 12.779 concluíram as capacitações com 100% de aproveitamento.
A maior procura foi nos meses entre janeiro e abril. No período entre março e dezembro, 7.404 concluíram os 15 cursos mais procurados, que incluem, entre outros, Gestão financeira, Boas práticas nos serviços de alimentação, Atendimento ao Cliente, Marketing Digital para Empreender, Gestão de pessoas, Como vender pela internet na crise do coronavírus, sendo que este último foi criado especialmente para o momento em que vivemos.
Fonte: Assessoria