Ford desiste de parceira com a Mahindra e mantém operações na Índia

Ford desiste de parceira com a Mahindra e mantém operações na Índia

Já era dada como certa a joint-venture entre Ford e Mahindra na Índia, algo que mudaria o foco local em operação e produtos desenvolvidos regionalmente, contudo, a coisa mudou…

No apagar das luzes de 2020, exatamente no último dia, a Ford desistiu da parceria com a Mahindra, tradicional fabricante indiano, que assumiria três fábricas da montadora americana, deixando apenas o centro de desenvolvimento de produto e desenvolvimento nas mãos de Dearborn.

Ford desiste de parceira com a Mahindra e mantém operações na Índia

Contudo, foi de Michigan que saiu a decisão de manter as operações da Ford Índia, que não irá mais se unir à Mahindra, que também teria concordado em não prosseguir com o negócio.

Mudanças cambiais e o impacto da Covid-19 teriam influenciado na decisão pelo fim da joint-venture. Dessa forma, as fábricas de Sanand (carros e motores) e Chennai (carros) continuam com a Ford, tal como duas empresas ligadas aos setores de crédito e mobilidade urbana.

O fim do negócio também deve impactar na gama de produtos e isso pode alcançar o Brasil de alguma forma em termos de P&D, uma vez que a Ford havia concordado no desenvolvimento de três produtos específicos para a Índia, baseados em carros da Mahindra.

Ford desiste de parceira com a Mahindra e mantém operações na Índia

A marca americana falou em “desenvolver e fornecer veículos conectados de alta qualidade e alto valor – cada vez mais veículos elétricos – e serviços que são acessíveis a uma gama ainda mais ampla de clientes e lucrativos para a Ford.”

Ainda não está claro o que acontecerá com o desenvolvimento desses carros, sendo que o XUV500 dará à luz a um equivalente da Ford, mas a nota pode sugerir a manutenção da gama global já existente, considerando os atuais Figo (sedã e hatch) e EcoSport, que receberão em breve a companhia do importado Focus.

A Ford Índia deve assim lançar também a Ranger localizada em uma operação onde já foram vistas unidades do modelo, na Jayem Automotive. Bronco e Bronco Sport devem ser outras opções para o futuro. Com essa mudança, o Brasil pode compartilhar com a Índia os próximos Ka e EcoSport.

[Fonte: Ford Authority]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Ford desiste de parceira com a Mahindra e mantém operações na Índia é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

COMPARTILHE!