Chuva acende alerta para a chegada do período de transmissão da dengue

A chegada do verão e a volta da época de chuvas acendem um sinal de alerta: o perigo da transmissão de dengue. Somente em 2020, foram registrados 47 mil casos — aumento de 22% em relação ao ano anterior, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde.

A dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus: são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente, os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus da dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os quatro sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele. O transmissor é o mosquito Aedes aegypti.

“A doença pode evoluir, desde pessoas sem sintomas até manifestações graves com sangramento, parada cardíaca e morte. Essa evolução vai depender do perfil da pessoa infectada e do número de infecções que ela teve”, afirma a infectologista Joana D’arc.

A bióloga e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Denise Valle ressalta que o problema pode ser ainda maior por causa da pandemia de covid-19. “A vigilância de Aedes é feita, basicamente, pelos agentes de controle de endemias, com visitas às casas das pessoas. Com isso, eles levantam um índice de quantos mosquitos existem, quanto tem deles nas diferentes regiões, e é isso que vai nortear as ações de combate”.

Zika e chigungunha

O Aedes aegypti é responsável pela transmissão da dengue, febre chigungunha e do vírus zika. Os números para essas duas últimas doenças são preocupantes. Foram 154 infecções prováveis de chigungunha em Brasília. O aumento é de 34%, em relação ao mesmo período de 2019. Entre os infectados, 146 (94,8%) eram moradores do DF.

Em relação à doença aguda causada pelo vírus zika, foram relatados 64 casos, entre 29 de dezembro de 2019 e 19 de dezembro de 2020. Desse total, 92% eram do Distrito Federal. O número de ocorrências distribuídas por região é, pelo menos, quatro vezes inferior, quando comparado a 2019

Prevenção

Dicas importantes

» Tampe os tonéis e caixas d’água;
» Mantenha as calhas sempre limpas;
» Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
» Mantenha lixeiras bem tampadas;
» Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
» Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
» Faça uma revisão semanal ao redor de casa e esvazie possíveis depósitos de água;
» Limpe entulhos;
» Retire plantas que acumulem água;
» Se tiver entre 9 e 45 anos e já teve dengue alguma vez, vacine-se.

Principais sintomas da dengue

» Febre alta, acima de 38,5ºC
» Dores musculares intensas
» Dor ao movimentar os olhos
» Mal-estar
» Falta de apetite
» Dor de cabeça
» Manchas vermelhas no corpo

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2021/01/4900980-chuva-acende-alerta-para-a-chegada-do-periodo-de-transmissao-da-dengue.html

COMPARTILHE!