
Talvez muitos dos nossos leitores tenham nascido na mesma época que ela ou mesmo muito depois. Pois é, aos 23 anos, a Fiat Strada da primeira geração se despede como o último membro do Projeto 178, sendo desenhada por Giorgetto Giugiaro.
Conhecido como projeto 278, a Fia Strada sucedeu a antiga Fiorino picape, derivada do Uno e que deixou a versão furgão continuar por mais alguns anos. Assim como a Palio Weekend, a picape leve da Fiat adotou o estilo aventureiro Adventure, mas evoluiu bem mais.
Ganhou cabine estendida, cabine dupla, terceira portas, etc. Agora, a Fiat Strada Hard Working era a única remanescente dessa utilitária que desbancou a então líder Saveiro, sendo vendida apenas na cabine simples.
Contudo, a nova geração (projeto 281) tem versões com cabine estendida (Plus) e cabine dupla para uso em trabalho, no caso a versão Endurance. Assim, muitos frotistas desistiram da antiga para pegar a nova.
A Fiat Strada Hard Working ainda pode ser encontrada no site da marca italiana, agora da Stellantis, com preço sugerido de R$ 65.490. Equipada com motor Fire Evo 1.4 de 85 cavalos na gasolina e 86 cavalos no etanol, a picape tem apenas o Pack Worker como opcional por R$ 2.700.
Com o fim da primeira Strada, a Fiat fica com um portfólio mais atual, embora a Fiat Doblò ainda seja comercializada. Logo mais, somente Uno e Grand Siena serão os mais velhos do portfólio da marca. O primeiro, contudo, andou se destacando em vendas na pandemia.
Tendo sido vendida até na Europa, a Fiat Strada antiga teve motores 1.2 a gasolina e 1.7 turbo diesel, sendo este último substituído posteriormente pelo Multijet 1.3 de 85 cavalos.
Na nova geração, a Strada simplesmente decolou em vendas, chegando a assumir a liderança de mercado no país e estreando o motor Firefly 1.3, que deve receber a adição do Firefly 1.0 Turbo com câmbio CVT mais adiante.
© Noticias Automotivas. A notícia Após 23 anos, Fiat Strada da primeira geração se despede é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Notícias Automotivas
Read More