Ocorreu na manhã desta quinta-feira (21), a cerimônia que marcou o início da vacinação contra a COVID-19 em Alta Floresta.
A ação ocorreu na sede da secretaria municipal de saúde, onde três servidoras da saúde foram as primeiras a receberem o imunobiologico.
Foram vacinadas as enfermeiras Nadia Henicka Vilela e Noeli Adriana de Oliveira Simão, na ocasião a médica Luana Pereira da Costa também recebeu a dose da CoronaVac.
A enfermeira Nadia, primeira a ser imunizada falou do momento, tratado como um grande marco para a população.
“É uma esperança, é uma luz no fim do túnel. Eu acredito as vacinas já estão aí para nos ajudar há muitos e muitos anos, então eu acredito que pessoas especializadas, cientistas para conseguir essa corrida contra o tempo. Muitas mortes, pessoas queridas na vida de cada um, então acredito que é um marco inicial na vida da população, uma esperança”, disse.
A segunda dose da vacina será aplicada em 28 dias. Apesar da vacinação, a população tem que continuar com os cuidados preconizados pela saúde
Camila Machado, coordenador de atenção básica do município destacou como será o processo de vacinação no município.
Segundo ela, os profissionais da linha de frente da saúde serão priorizados. Neste grupo inicial estão os servidores que trabalham na unidade Ana Neri que atende casos de síndromes gripais, Santa Bárbara, idosos acima de 60 anos do Lar dos Idosos e profissionais que trabalham no Lar dos Idosos nesta quinta-feira (21).
Posteriormente serão vacinados profissionais da saúde da linha de frente das unidades da Saúde da Família.
“As doses são poucas, mas vamos direcionar para os profissionais que atendem, que fazem triagem de pacientes em suas salas de atendimento”, disse.
O prefeito Valdemar Gamba acompanhou a cerimônia de vacinação, ele destacou a importância do momento e reforçou o pedido a população sobre os cuidados de enfrentamento a COVID-19.
“Temos uma esperança renovada. As pessoas que estão na linha de frente vão ser vacinadas dando um mais segurança no atendimento. Aproveitar e pedir a população que tenha um pouco de paciência, pois por enquanto a melhor maneira de se prevenir ainda é tomar os cuidados e obedecer aos protocolos”, disse.
Alta Floresta recebeu 623 doses, sendo que 162 foram destinadas aos servidores do Hospital Regional e o restante 461 para atender o público alvo do município.